Museu do Cup Noodles

8970721581_1b184968ba_z

Ando Momofuku e  a arte de inspirar.

Quando optei por este tema, era pra ser um texto sobre dicas do que fazer no Japão, mais precisamente em Yokohama, onde está localizado o museu.  Mas a história do museu é tão inspiradora, que jamais poderia deixar de compartilhar.

A receita do  cup noodles foi criada pelo empresário tawanês-japonês, Ando Momofuku, fundador da empresa Nissin.

12027956116_04ffb4c823_z

Durante a 2ª Guerra Mundial, Ando Momofuku observava por horas as pessoas pegando filas para comprar Lamen nas ruas, popularmente conhecido no Brasil como macarrão instantâneo. E assim, fazerem suas refeições, mesmo no inverno gelado do Japão.

Desde então, o Sr. Momofuku passou a pensar em como seria possível melhorar a vida dessas pessoas, de forma que elas pudessem fazer esse tipo de refeição dentro de seus lares, de uma forma prática e a um preço acessível.

Após testar muitas receitas e ter muitos fracassos, finalmente, em 1958,  Ando Momofuku fez sua primeira receita de sucesso, que passou a ser vendida como Chikin Ramen (miojo de frango).

27399798_1819262021419319_1082344139_n
Primeiros macarrões instantâneos de 1958.

Alguns anos mais tarde, Ando Momofuku sentiu necessidade de compartilhar sua idéia com o mundo e decidiu fazer uma viagem aos Estados Unidos.

Chegando lá, Momofuku percebeu que os costumes ocidentais eram diferentes e ele não poderia exportar seus produtos em suas embalagens originais.  Pois seria difícil fazer com que os ocidentais se adaptassem a comer de “palitinhos”.   Foi então, quando avistou um jovem com seu copo enorme de refrigerante e segurando-o com apenas uma mão, que Momofuku teve outra idéia!

Ele projetou gandes copos de poliestireno para seu macarrão.  O alimento já vinha pronto e só necessitava de água quente e repouso para poder ser consumido.

Como já descrevi no início do texto, a idéia inicial era apenas compartilhar informações turísticas.  Porém desde que visitei esse lugar e pude conhecer sua história, saí de lá tão inspirada que precisava compartilhar com o maior número de pessoas possíveis.

O Sr. Ando Momofuku não só teve uma idéia brilhante, mas nos mostra como o ato de fracassar é importante para que possamos alcançar o sucesso.

Ando Momofuku ainda faz uma analogia, ao final de sua história que diz o seguinte:

“Uma floresta não é feita de apenas um tipo de árvore e um mundo não é feito de apenas uma idéia.  O mundo precisa de idéias.  Essa é a nossa evolução.  Se você tem uma idéia, compartilhe”.

12363662384_8ebaa14ca6_z

Tome nota:

Se você está turistando ou mora por aqui, é um excelente passeio e vale a pena conhecer.

O museu é pequeno, mas a história é grandiosa!  Além disso, você pode fazer o seu próprio lámen e personalizar o seu copo.

E se você tem filhos, o museu conta com uma estrutura muito legal para crianças.  Com uma fábrica de macarrão em forma de brinquedo, cada sessão da produção é uma brincadeira divertida para a criança.

Meus filhos amaram, se divertiram muito, e a família inteira curtiu o passeio.

IMG_0111.jpg
Copo e ingredientes personalizados.

E não deixe de provar o sorvete de cup noodles e tire suas próprias conclusões sobre o sabor!!

Para informações sobre valores e como chegar, é só clicar no link do site, https://www.cupnoodles-museum.jp/en/yokohama/

Anúncios

Autor: Juliana Palma

Pedagoga e Neuroeducadora. Educadora Parental criadora dos métodos Disciplinar Sem Drama e Parentalidade Inclusiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s