Quando meu filho aprenderá a ler?

23805702_1745702762108579_247503916_nA segunda pergunta que mais escuto de amigos e parentes é,  quando meu filho vai aprender a falar?

E a primeira é, quando meu filho aprenderá a ler?.

É normal que os pais tenham essa ansiedade, assim como ansiavam pelas primeiras palavras do bebê ou pelos primeiros passos. Quando a criança atinge a idade escolar, os pais logo anseiam por seu desenvolvimento na leitura e na escrita.

Mas vamos com calma!  Primeiro, quero lembrá-los que cada criança possui o seu próprio ritmo de desenvolvimento e se ela lerá rápido ou demorará um pouco mais, dependerá também dos estímulos que ela receber.

Como estimular a criança?

O primeiro passo para a leitura é a oralidade.  Pense em você como adulto aprendendo um novo idioma:  nós lemos para ter vocabulario e aprender a conversar certo?  Quando se é criança, acontece o inverso, ela tem que escutar, para obter vocabulário, aprender a falar e por último a ler e escrever.   Por isso, se você quer que seu filho tenha um bom desenvolvimento, menos televisão e mais conversa!   Fazendo isso, você terá a oportunidade de conhecer mais seu filho e descobrir a criança incrível que ela é!

É importante também  que desde muito cedo, a criança seja estimulada com livros e letras.  Você não precisa ter um acervo imenso de livros e nem jogos e mais jogos de letras em EVA, mas é importante que você leia para a criança e a insira no universo das palavras sempre que puder.

Como a criança aprende em cada fase?

A criança amadurece de forma diferente em cada fase, e com isso o seu desenvolvimento cognitivo e motor vai ficando cada vez melhor.  Vale lembrar que essa fase de alfabetização é um conjunto de desenvolvimento e a criança não deve ser forçada ou receber estímulos demais.  Tudo a seu tempo, certo?

Aos 3 anos

Gostam de ouvir historinhas.  É aquela fase do,  conta de novo?

Nessa fase a criança já tenta imitar a letra do adulto e é capaz de fazer formas e desenhos com traços firmes.

4 a 5 anos

Já é capaz de reconhecer e escrever seu próprio nome.  Nessa fase a criança escreve cartinhas e bilhetes com as letras que conhecem e já representam bem o que querem dizer através dos desenhos.

6 a 7 anos

A criança já é capaz de escrever com erros ortográficos e caminha para a convencionalidade da escrita.

Nessa fase, é mais importante estimulá-los e deixar o papel da correção para a escola.

8 e 9 anos

Nessa fase a criança já é capaz de ler e escrever corretamente.  É capaz de escrever cartas, bilhetes e redações quase com perfeição, cometendo apenas pequenos erros de pontuação e ortografia, podendo confundir ainda letras que possuem o mesmo som como x e ch, s,ss e c, z e s.   Para superar essa deficiência de escrita a criança deverá ler e ler sempre que possível.

A criança aprende brincando

Alfabetizar a criança é papel fundamental da escola, mas ela não deve ser a única protagonista na vida do seu filho.

A criança sente na família a segurança que precisa para progredir sempre.

Mas não é só isso!  A criança aprende mesmo, brincando!

Estimular a criança através de jogos e brincadeira e uma leitura gostosa em família, fará com que ela crie memórias de felicidade e encontrará no aprendizado o estímulo para a vida toda!

Afinal,  aprender é divertido!!!

Autor: Juliana Palma

Pedagoga e Neuroeducadora. Educadora Parental criadora dos métodos Disciplinar Sem Drama e Parentalidade Inclusiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s