Analfabeta no Japão, parte 1 – fazendo compras no supermercado

18835359_1564920463520144_47626339_nA primeira compra de supermercados na terra do Sol nascente, a gente nunca esquece!   
É assim que me sinto ao me lembrar da minha primeira compra por aqui.  Lembro também que me senti como se fosse uma analfabeta! Completamente analfabeta e vou contar porque.
Por aqui tudo é escrito em japonês, óbvio!! Mas o grande problema é que se você não sabe ler kanjis, você não sabe ler nada.  Para quem não sabe, o alfabeto japonês é composto por 3 diagramas, o hiragana, o katakana e o kanji…O hiragana e katakana eu aprendi ainda no Brasil, mas o kanji, só sendo verdadeiro ninja e tendo muitas habilidades é que você consegue aprender com rapidez, o que não é meu caso!
Recapitulando o assunto:  
Passado o susto, começamos a passear pelo supermercado, e de corredor em corredor, essa experiência foi se tornando um tour de descobertas.
Nas prateleiras de doces, bolinhos de feijão (azuki) e docinhos de arroz (moti).   
Nos snacks, salgadinhos de lula, de miojo e alguns salgadinhos tinham o sabor doce e salgado juntos.  Além de misturas para doces que a criança é capaz de preparar sozinha em casa.  Cada caixa de doce vem com brinquedinhos para compor a experiência de “fazer comidinha”.  Os doces tem várias formas.  Para meus filhos, é diversão garantida.
Nas bebidas, uma infinidade de tipos de chás (sem açucar!!), bebida numero 1 dos japoneses.
E se você é amante de sushis e sashimis, o corredor de peixes é um verdadeiro oásis.  Os  cortes são dividios em peixes para sashimi, para assar e para fritar.  Japoneses são amantes de frutos do mar, então opção é o que não falta.
Logo que chegamos aqui, era outono, por isso achei as prateleiras de frutas bem pobrezinhas, se comparadas ao do nosso rico Brasil, mas agora na primavera, já é possível encontrar quase todos os tipos de frutas.  E elas são quase sempre docinhas e sempre embaladas com perfeição.  Algumas são tão lindas e perfeitas, que parecem até de mentira!
Os laticínios são bem variados.  Queijos e iogurtes de todos os tipos.  Leite só fresco, nada de UHT por aqui!
Azeites geralmente vem da Itália, Espanha ou Portugal.  Cafés você encontra até do Brasil, esses geralmente são mais caros.  Aliás, café brasileiro por aqui é bem famoso. Se você quiser agradar um japonês o presenteie com café brasileiro que a amizade estará garantida!
Cozinhar no Japão é bem fácil, os japoneses tem molhos prontos para tudo.  De cozinheira mediana, passei a expert, graças aos molhos.  Segredinho meu!!!
Além dos molhos prontos que facilitam nossa vida na cozinha, a variedade de “bentôs”, um tipo de marmitex, é bem grande.  Se você for um pouquinho depois do horário de almoço, ainda ganha um descontinho.  Alimentos sempre frescos e a comida é deliciosa.
As sobremesas por aqui é um desafio ao nosso paladar.  Nada é muito doce e parece que eles ainda não descobriram o poder do leite condensado.  Apesar de vender por aqui, inclusive o da Nestle.   
Já os sorvetes são deliciosos, desses a gente não abre mão aos fins de semana.  Até Hagen Daz por aqui é barato comparando com o preço vendido no Brasil.
Agora falando sobre os pães…essa na minha opinião é a parte mais gostosa do supermercado.  Os pães são tão fofinhos e apetitosos, que é impossível sair de lá sem ao menos um na sacola.
O corredor de carnes foi um segundo choque quando avistei! Nas bandeijas o que pra eles é bife, pra gente é sashimi de carne! São muito saborosas, mas muito caro e não compensa comprar no mercado japones.  Aliás, esse é o único alimento que compro no supermercado brasileiro.
Carnes de porco e frango, ok! E falando em frango, ele na maioria das redes de supermercados japoneses, vem do Brasil. Viva nosso Brasil outra vez!
Continuando ainda a falar em Brasil e em produtos brasileiro, se você é uma legítima brasileira que não abre mão do seu feijão fresquinho de todos os dias, aqui no Japão existem muitos mercados brasileiros.  E caso você não more perto de nenhum, como eu, a maioria dos supermercados possuem sites e entregam no dia e horario de sua preferência. O melhor disso tudo é poder fazer suas compras em português!
Comprar produtos de limpeza e higiene pessoal é um grande desafio por aqui também, já descrevi no começo da matéria, aqui tudo é escrito realmente em diagramas.  São poucos os produtos de marcas internacionais, e agora me lembro apenas de quatro nomes que são, Pantene, Lux, Dove e Clear, fora isso, você nao consegue imaginar se é pro seu tipo de cabelo ou não.  Entao, é na sorte!  Os produtos de limpeza eu compro pelo desenho mesmo.  Até agora sempre comprei certo e achei todos excelentes.  Inclusive, uma curiosidade por aqui é que nada se lava jogando muita água, mas sim com o produto certo e paninho.   
E pra finalizar, não posso deixar de falar do atendimento nos supermercados.  Por aqui, independente da sua cor, raça, religião ou opinião política, você é sempre atendido com muito respeito e educação. O atendimento é tão eficiente que praticamente não existem filas nos caixas. E apesar da barreira do idioma, fazer compras por aqui é sempre uma experiência muito agradável.

Anúncios

Autor: Juliana Palma

Pedagoga e Neuroeducadora. Educadora Parental criadora dos métodos Disciplinar Sem Drama e Parentalidade Inclusiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s